quinta-feira, 5 de abril de 2007

cultura, você sabe o que é?


O que se entende por cultura? Está no Aurélio: “O complexo dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições, das manifestações artísticas, intelectuais, etc. Transmitidos coletivamente e típicos de uma sociedade”.
Poderíamos simplificar e dizer que é o conjunto dos costumes e conhecimentos adquiridos por um grupo de pessoas e passados às outras pessoas, mas a definição dessa palavra vai além disso.
A cultura surgiu junto com o homem. Tudo o que ele faz ou simplesmente pensa, passa a fazer parte da sua cultura. Nos últimos 10 mil anos houve um aumento significativo da espécie humana e seu impacto no mundo também cresceu mais do que o de qualquer outro ser terrestre. Surgem a caça, a agricultura, os vilarejos, as cidades, impérios, o papel, a bússola, a matemática, a imprensa, as grandes revoluções. O homem passa a se interessar mais por seus ideais, se questionar e lutar. O século XX assistiu, a explosão do conhecimento, a produção em série, as grandes guerras e o mundo digital. Na globalização o homem se torna dependente da prisão por ele criada, o mundo moderno.
Existem povos com costumes muito estranhos – serão mesmo estranhos? Para eles não. Diferente, nem por isso errado. Os homens são diferentes, pensam e agem de maneiras diversas. Isso é cultura. Diversidade, abertura a novos conceitos e chance de compartilhar descobertas.Desenvolvimento cultural não é simplesmente freqüentar uma boa escola, é saber compreender outros seres humanos. É pensar no mundo como um todo e perceber que tudo esta interligado, saber apreciar uma ópera e também os rituais mágicos de uma tribo. Ser educado e inteligente sem se esquecer de olhar nos olhos do outro e dizer “Bom Dia!”.
Cultura não se compra, se conquista.

2 comentários:

Priscila Natividade disse...

Amigooooo Joãooooo... Culturalmente falando... Adorei seu post! Bjãoooo

Anônimo disse...

Dizem as más/boas linguas que cultura não existe, o que existe é idéia de cultura. Entendeu? não? Nem eu.