
Para quem ainda não viu ou para quem já viu e adorou, a dica é assistir ao imperdível “O Labirinto do Fauno” que ainda está em cartaz na cidade (Sala de Arte – Aliança Francesa, 13h30, 16 anos). Vencedor de três Oscars, nas categorias de Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhor Maquiagem, o filme foi ainda indicado nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Roteiro Original e Melhor Trilha Sonora.
Dirigido por Guillermo Del Toro (“Hellboy”), “O Labirinto do Fauno” é um dos filmes mais interessantes (e bonitos) de
Durante seus passeios solitários pelo jardim de onde moram, a menina, que adora contos de fadas, descobre um labirinto que dá vazão para que todo um mundo de fantasias se abra. No centro do labirinto, ela conhece o fauno (Doug Jones) que a reconhece como herdeira do trono do Mundo Subterrâneo, desafiando-a a realizar três perigosas tarefas que, se cumpridas, comprovarão sua identidade. A partir disso, fantasia e realidade se misturam, trazendo conseqüências, inclusive, para todos.
Lírico, belo, triste, revelador, “O Labirinto do Fauno (“El Labirinto del Fauno”, no original) é a história contada através do olhar dessa solitária menina e sua maneira de fugir dos horrores da guerra. Toda a fantasia da menina é permeada pela realidade dura da guerra e, principalmente, pela frieza do vilão interpretado de forma extraordinária por Sérgi López.
Ao lado de interpretações magistrais, como é o caso também da menina Ivana Baquero, a fotografia de Guillermo Navarro constrói um mundo sombrio, triste e assustador para ajudar a contar a história. A maquiagem concebida por José Quetglás também é um ponto forte, pois ajuda a dar vida a criaturas imaginativas e perturbadoras, como é o caso do ser que, para enxergar, precisa colocar as mãos abertas na frente da face, pois seus olhos estão em suas palmas.
Triste, mas belo dentro de sua proposta, “O Labirinto do Fauno” é um filme que faz as pessoas refletirem sobre o que acabaram de assistir. Seja pelo trágico da realidade ou pela tristeza da fantasia, o filme é daqueles que marcam e podem (devem!) entrar para as listas dos melhores de todos os tempos.
Um comentário:
Oi Yara! Poxa, quer dizer q "o labirinto do fauno" ainda tá em cartaz? Q massaaa... Vou assistir... Já queria ver qd ele entrou no circuito comercial, mas correria vai... correria vem... ele ficou pouco tempo por lá tb, aí n rolou... Bacana, msm! Bjãoooo
Postar um comentário