terça-feira, 24 de abril de 2007

Motoqueiros domésticos


A sensação de liberdade, o vento batendo na cara, as jaquetas de couro, o ronco do motor em duas rodas e... a crise de meia-idade com muito bom-humor. Tá afim? Suba então na garupa e vá até os cinemas curtir o longa "Motoqueiros Selvagens" (Wild Dogs). A parada é cômica, baby...

Dirigido por Walt Becker (O dono da festa, 2002), a comédia traz ainda protagonizando a gangue mansinha, os atores Tim Allen (Soltando os cachorros, 2006), Jonh Travolta (Be Cool, o outro nome do jogo, 2005), Martin Lawrence (Vovozona 2, 2006), e Willian H. Marcy (Obrigado por fumar, 2006), além de nomes conhecidos como Marisa Tomei (Baila Comigo, 2005), Peter Fonda (Motoqueiro Fantasma, 2007) e Ray Liotta (A última aposta, 2006).


O longa não fala de mitos da arte de conduzir uma motocicleta ou de filosofias de estrada. Mas, com certeza, rir será inevitável diante das situações atrapalhadas desses motoqueiros que de selvagens, só tem mesmo a pose de machões, durões bons de briga, que tentam ostentar, infelizmente, sem sucesso... Não intimidam nem um pouquinho assim, ó... A história começa com um grupo de amigos que não conseguem dizer asta la vista à glória dos tempos de muito antigamente, que persiste na motoca e nos encontros que realizam em bares decadentes de motoqueiros, a fim de conservar a velha irmandade.


Irmandade esta, formada por Doug (Allen), um dentista que sofre por não ser considerado um médico; o empresário Wood (Travolta), que foi à falência depois do divócio com uma ex-modelo; Boby (Lawrence), um escritor que desentope privadas, já que a inspiração não colabora muito com o ofício e Dudley (Marcy), o nerd analista de sistemas, sem nenhuma pegada para se aproximar das mulheres. Em meio a essas situações os amigos resolvem se jogar na estrada, sem celular, gps, gravata ou coisas do tipo, a fim de sentir mais uma vez a liberdade correndo em suas veias, adultocentes ávidos por aventuras e novas experiências, como toda crise de meia-idade acompanha. Chegando no Novo México, após vários acidentes de percurso, os mocinhos se deparam com uma gang de motoqueiros malvadões de verdade, os "Del Fuegos", liderada por Jack (Liotta) que aterrorizam uma pequena cidade de lá. Daí vocês já podem até imaginar... Muita confusão, baby...


"Motoqueiros Selvagens" é uma comédia leve, sem muitas pretenções, mas que diverte, faz rir como numa sessão matinê ou num filme que você assiste no sofá com a família. Longe de uma comédia pastelão, muito menos das últimas produções holliwoodianas do gênero que caem no besteirol, o filme brinca com questões cotidianas, sem estar fazendo analogias à um grupo de filmes de terror, últimas comédias românticas ou à adolescentes norte-amaricanos. Não é ainda drama, ação, policial ou romance com toques de humor. É simplesmente, comédia pura... Uh uh! Demorou... mas, enfim, uma comédia com história. Oh, yes, baby!


Onde assistir:


Nenhum comentário: