Domingo de Ramos abre as celebrações da Semana Santa. Elas se constituem na manifestação mais intensa de fé cristã de nosso povo. Como encontrar Deus nesta Semana Santa? Santo Inácio dizia que “é preciso encontrar Deus em todas as coisas, amá-lo em todas as coisas e amar todas as coisas em Deus”.
A Semana Santa é a Semana das Semanas! Neste tempo, vivemos a intensidade do Mistério Pascal, que é constituído pela Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. É certo que a cada Domingo, nós revivemos e celebramos este Mistério. Mas, todo o ano decorre desta Semana Santa. O Tríduo Pascal é uma Fonte da graça de Deus. Nesta Semana, o nosso coração é alimentado pela força do Amor de Deus.O Sábado Santo é precedido pelo Domingo de Ramos, onde acompanhamos Jesus no Triunfo e na Paixão. Jesus é acolhido em Jerusalém como um Rei, com hinos, ramos nas mãos, roupas jogadas pelo chão, por onde Ele ia passando e com muita euforia. E na mesma liturgia é narrada a Paixão do Senhor. O Triunfo e a Paixão de Jesus nos faz pensar nos nossos altos e baixos ao longo da nossa vida. Em Jesus, encontramos sabedoria e discernimento para louvarmos a Deus nas conquistas e confiarmos Nele nas horas amargas!
Nem só no Natal existe magia. A Páscoa é uma das datas comemorativas mais aguardadas pelas crianças, que têm nela a oportunidade de entregar-se às “chocodelícias”, geralmente sem muitos limites. Em casa, muitos pais se esforçam em manter viva a tradição de dar e receber ovos de chocolate e a fantasia sobre a existência do branquinho, peludo e barrigudo Coelhinho da Páscoa. Nas escolas, a questão é tratada de forma didática, sem abrir mão da explicação religiosa. Ressaltando que a Páscoa é a ressurreição de Jesus, ovo quer dizer vida e o coelho é o símbolo porque pode ter um monte de "filhotinhos”.
Um comentário:
Depois desse contexto explorado no post, só me resta desejar feliz páscoa... Ah, com mt chocolate e coisas tão boas qt ele, é claro... Bjãooo
Postar um comentário