sexta-feira, 20 de abril de 2007

Santaaaaaa Tartarugaaaaa!


Diretamente dos esgotos e bueiros nova-iorquinos, as Tartarugas Ninja saíram de seu esconderijo mais uma vez, onze anos depois. Como toda saga heroíca que acaba numa trilogia, principalmente no que diz respeito a trasposição dos HQs para as telonas, Leonardo, Rafael, Donatello e Michelangelo estão de volta, em "As Tartarugas Ninja - o retorno", para a alegria dos saudosistas animados e afim de conquistar novas gerações de público.

Quem viveu boa parte da infância no inicio dos anos noventa, acompanhando as aventuras das tartarugas mais descoladas das manhãs da Globo, sabe muito bem do que eu estou falando. A história criada pelos desenhistas de quadrinhos Peter Laird e Kevin Eastman logo invadiu a tv, e, em 1990 chegou aos cinemas com "As Tartarugas Ninja", seguido pela "As Tartarugas Ninja II - O segredo do ooze" (1991) e "As Tartarugas Ninja III" (1993).

Na nova aventura, as tartarugas estão separadas, já que Leonardo foi mandando por Mestre Splinter à uma missão bem no meio da América Central, a fim de torná-lo cada vez mais, um líder melhor. Seus irmãos se viram como podem: Michelangelo agora é animador de festas infantis, enquanto Donatello se joga no ramo do telemarketing. Rafael, dorme o dia todo e à noite tenta reviver os momentos de glória das tartarugas através do disfarce justiceiro de "Vigilante da Noite". Paralelo à isso, um rico empresário interessado em esculturas mitológicas, movido por uma maldição antiga, que o aprisiona a milhares de anos, mais treze bestas, um clã de samurais e quatro generais de pedra, garantem que os Tartarugas Ninja se unam novamente e voltem a rotina de combate ao crime, saindo do bueiro e detonando os inimigos com sua arte ninja.

Sempre com muita pizza, ação, bom-humor e lições de companheirismo e valorização da família, a história pode parecer apenas mais uma das aventuras das TMNT, mas no retorno, não foram só as tartarugas que sofreram mutações, ao se tornarem bonecos de animação digital no novo movie. Até mesmo algumas figurinhas clássicas e já conhecidas do desenho passaram por mudanças. Personagens conhecidos pela galera que já curtiu o quarteto, como a reportér do canal 6, April O'Nell, que já foi assistente de cientista nos quadrinhos e repórter do Canal 3 nos filmes, agora passa a ser uma arqueóloga em busca de antiguidades. De mocinha defendida pelas turtles, April ultimamente, está manjando muito de artes marciais. Chega de "Socorro rapazes"... Ela se vira sozinha. Então, não brinque com a menina.

O filme é legal e cheio de sacadas morais, principalmente no que diz respeito a relação entre Rafael e Leonardo. Pena, que falta um ritmo, um som que identifique os Tartarugas, balace os cascos, algo que a trilha deixa a desejar, mas que no entanto sempre foi uma marca do seriado e até mesmo dos filmes que antecem este. Afinal, quem não lembra das Tartarugas arrasando numa festa e lutando ao mesmo tempo, enquanto o público gritava eletricamente: "vão ninjas, vão ninjas vão..."? É... tem que rolar um sonzinho para movimentar a película e a moçada. Outra mudança: as tartarugas parecem estar mais sérias, algo que se percebe, por exemplo, no fato de Michelangelo carregar praticamente sozinho o núcleo cômico do filme. Vai ver, que assim como as crianças e adolescentes que assistiam aos desenhos, elas também cresceram um pouquinho.

O longa diverte, prende a atenção pela qualidade técnica e gráfica, no entanto, não vá ao cinema esperando um retorno triunfal das tartarugas. A volta do Destruidor e do Krang (aquele extra-terrestre mesmo com cara de chiclete) ainda não foi dessa vez, algo que particularmente, ia cair muito bem, afinal, vilão que é vilão nunca morre de verdade... Vira e mexe ele reaparece com aquela velha vontade de dominar o mundo. E se os capangas Beebop e Rocksteady vinhessem juntos então... Ia ser uma beleza! Para quem teve infância é sempre bom rever aqueles que foram alguns dos heróis que a gente mais curtia. Nostalgia à parte, vale a pena conferir as tartarugas de novo no cinema apesar das mudanças. Pelo ou menos, elas continuam mutantes e ninjas...
Onde assistir (cópias dubladas):
UCI Shopping Aeroclube - Sala 2
14:00; 16:00; 18:00
Multiplex Iguatemi - Sala 8
13:15; 15:15; 17: 15
Shopping Barra - Barra 2
13:00; 14:55; 16:50

Um comentário:

jorginho da hora disse...

Tartarugas ninjas ? Tô fora.