sexta-feira, 6 de abril de 2007

Três bandas, três estilos, uma festa


A cena underground de Salvador, formada principalmente por shows de rock (já que a cidade teima em não dar espaço para este estilo musical), será movimentada na próxima semana com uma festa promovida pelo selo independente goiano Monstro Discos. Na quinta-feira, dia 12, às 22 horas, a festa “Noitada Monstro!!!” vai reunir as bandas Mechanics (GO), Cascadura (BA) e Sangria (BA) na Zauber Multicultura (Ladeira da Misericórdia, atrás da Prefeitura). Ingresso: R$ 10,00.

Os goianos do Mechanics (foto) buscam inspiração em histórias em quadrinhos, sub literatura, pop art e cinema vagabundo para fazer um rock explosivo. Uma das bandas mais respeitadas do cenário underground nacional, o Mechanics faz um som de garagem e já tocou com outras bandas respeitadas dentro do estilo, como Mudhoney, Nebula, Superchuck, Seaweed, Guitar Wolf. Lançaram um compacto em vinil azul pela Monstro Discos, o CD “Psycho Love”, e um EP com o maior hit da banda, “Formigas Comem Porra”, e covers de T-Rex e David Bowie.

Duas bandas de Salvador completam a noite ao lado do Mechanics: Cascadura e Sangria. A primeira é um dos grupos mais tradicionais e respeitados do rock baiano, e faz um som que reúne o southern rock de Lynyrd Skynyrd e Allman Brothers com os hards Thin Lizzy, por exemplo. O Cascadura foi formado em 1992 por Fábio Cascadura (guitarra e vocal) e já lançou três discos, sendo o terceiro deles pela Monstro Discos. Este disco, “Vivendo em Grande Estilo”, mantém a pegada hard rock dos primeiros trabalhos, mas acrescenta também elementos indie, além de trazer novas influências de bandas alternativas como Teenage Fanclub e Cosmic Rough Riders. O último CD da banda, “Bogary”, mantém a aura de obra-prima, com belas melodias e letras, provando que o Cascadura é uma banda de grandes canções.

Num outro extremo de estilo do rock´n´roll, a também baiana Sangria faz um som impetuoso, sempre apresentando shows altos e nervosos, onde seus integrantes usam a música como válvula de escape para as suas inquietações. A banda nasceu em 2004 e é formada por remanescentes de bandas que fizeram história na resistente cena roqueira de Salvador, a exemplo da lendária Úteros em Fúria. Agressividade é a melhor palavra para resumir o som da Sangria, apresentada pela voz de Mauro e as guitarras que lembram Black Sabbath e The Stooges.

4 comentários:

katherine funke disse...

hoje também tem um festival muitcho loco em pau da lima: festival rock underground. saiu matéria sobre isso hoje no caderno 2.

Eder Luis Santana disse...

Fiquei com vontade de ir ao show somente por ter lido seu texto. Muito bom...

Priscila Natividade disse...

Poxa... N é q eu tb fiquei com vontade conhecer o som das bandas? Massa Yara! Bjãoooo

Anônimo disse...

Legal, mas essa zauber fica num lugar muito sinistro.